segunda-feira, junho 10, 2002

Dia 12/04/2002

Último dia em Portugal. Na verdade eu já tinha visto tudo em Lisboa e não tinha muita idéia do que fazer. O Pedro é que nos deu uma idéia muito boa: visitar o palácio nacional de Queluz. Eu não tinha colocado no programa porque eu não tinha a mínima idéia de como chegar lá... Há até trem mas, bom, não é sempre fácil ficar andando com mochilas. O bom é que fomos de carro rapidinho, sem problemas.

O palácio foi construído com base no palácio de Versailles. Claro, em uma escala muito menor. Ele é bem bonito, mas meio descuidado infelizmente, se for comparar com palácios em outros países. A parte interna é bem cara de palácio mesmo, cheio de móveis, retratos dos nossos colonizadores (tem sempre um dom João VI ou outros nas paredes) e o nosso ouro... Os jardins devem ser muito bonitos no verão, mas agora estavam todos mal cuidados, precisando de um jardineiro para aparar as cercas vivas, limpar as fontes etc. Realmente eles devem estar limpando para o verão, já que nessa época não tem muita gente que vai a Portugal... Acabada a visita o Pedro nos deixou na estação de trem perto do palácio e nos despedimos pois ele tinha que cuidar um pouco da vida dele e não poderíamos ficar atrapalhando para sempre.

Dessa estação fomos para a estação de onde sairíamos, e foi até bom porque ela fica exatamente do lado de um grande shopping e da Expo, que foi em Portugal há não muito tempo (acho que em 98...). Comemos algo no shopping, ficamos passeando um pouco pela expo, com várias construções modernas (nada de mais...). Deve ser legal para quem mora na cidade como área de lazer, pois há cinemas, boliche, restaurantes... Matamos o resto do tempo jogando em um fliperama e comprando algo para comer na viagem para Madrid.